16.11.13

Saúde | Os benefícios da água

Hoje a temática é um pouco diferente do habitual, não vou falar de experiências com produtos, mas abordar um assunto igualmente vital para cada um de nós e que muitas vezes não damos a devida importância!

Todos sabemos que é fundamental a água para a nossa saúde, mas será que todos nos comportamos bem em relação ao seu consumo?

Assumo-me desde já culpada! 

Para mim consumir água é um enorme sacrifício. Recordo-me de passar dias inteiros sem beber uma única gota que fosse! Claro que tudo isso a um longo prazo se vai refletindo na  nossa saúde e bem-estar, seja através de estados de desidratação da pele, celulite, mau funcionamento dos intestinos, entre muitos outros sinais de alerta que muitas vezes nem imaginamos estar associados à falta de água.

Esta é uma rotina que tento a cada dia que passa melhorar e achei interessante alertar para os verdadeiros benefícios que a água nos traz para o organismo (quem sabe na tentativa de me consciencializar a mim mesma também pelos erros que tenho cometido contra mim própria).

Acho que o primeiro grande passo é mesmo olharmos a água como uma aliada e não como um inimigo!






O corpo humano é essencialmente constituído por água (70%) o que significa que a maioria dos nossos órgãos necessita de água para um correcto funcionamento, daí é fundamental estar sempre a repor os seus níveis. Sabiam que o nosso cérebro é essencialmente constituído por água? A água permite-nos ter uma melhor produtividade, estando mais alertas e concentrados. E que as dores de cabeça e costas muitas vezes são provenientes da sua ingestão deficiente? Quantas vezes já não sentiram caibras? O vosso corpo está apenas a alertar-vos para a falta de água para a lubrificação dos músculos. Estes são apenas alguns sinais que o nosso organismo nos envia que muitas vezes não sabemos interpretar.

Mas há um sinal bem fácil de interpretar- a sede- e um dos maiores erros cometidos é ingerir água apenas quando a sentimos. A sede é um alerta do nosso organismo de um estado prolongado de privação de água. Este é um dos principais aspectos a mudar! Nunca devemos chegar ao  ponto do nosso organimo ter de nos avisar que está desidratado.





Nos processos de emagrecimento e diminuição de celulite é vital o consumo adequado de água!
A sua ingestão aliada ao consumo de fibras solúveis, como a fruta e a aveia, ajudam a reduzir a fome, dando uma sensação de saciedade ao estômago. Quando ingerida correctamente e nas quantidades recomendadas elimina toxinas, uma vez que os vasos ficam mais dilatados e a evacuação de gorduras e a circulação sanguínea ficam mais facilitadas. 

Também a nossa pele necessita de água para ter um aspecto saudável e cuidado! Uma pele com falta de água é mais propensa à formação de rugas, daí ser fundamental o seu consumo para manter a hidratação e firmeza dos tecidos da pele. Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui, assim os nutrientes demoram mais tempo a chegar às células da pele, bem como às extremidades como o cabelo e as unhas.
Por isso já sabem para uma pele hidratada, cabelos bonitos e unhas fortes não esquecer de ingerir no mínimo 1,5L de água por dia.





Para me ajudar nesta luta por cuidar mais e melhor de mim foi-me gentilmente oferecida uma Eco Tupper Dourada de 500ml da Tupperware! Confesso que tem sido uma boa aliada, com a sua tampa de rosca, posso levar água para todo o lado sem correr o risco de ocorrerem pequenos acidentes, além da sua vertente ecológica! Para quem tiver interesse em adquirir uma Eco Garrafa, tem outras opões de cor disponíveis, basta entrar em contacto através de e-mail para micastupper@gmail.com ou enviar mensagem privada através do Facebook para a página da Micas Tupper.

22 comentários:

  1. clenia16.11.13

    Olá Su!! Bem falado. Sou preguiçosa para tomar água, porque acho que não tenho sede, mentira! Todos temos, mas não sinto grande vontade de beber, então para me ajudar, baixei uma aplicação no tlm que chama - Beba água que está sempre a avisar-me para beber água, durante todo o dia.


    A garrafinha ajuda e muito também a beber porque é mesmo preciso para a nossa saúde.


    beijinhos!


    cleniadaniel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Claudia Mendonça17.11.13

    Bem lembrado!
    Eu agora com o frio custa-me imenso beber agua, perco a sede toda. Ando a fazer chás e mais bebidas quentes para tentar compensar**

    ResponderEliminar
  3. TehTeh B17.11.13

    eu bebo agua compulsivamente...e mesmo assim tenho o azar de sofrer de muitos dos problemas de quem nao bebe =(


    xoxo

    ResponderEliminar
  4. Nina Xaubet17.11.13

    Tomar água é mesmo muito bom! Agora no verão eu tomo muita, mas muita água. To sempre com uma garrafinha para lá e para cá aqui em casa, para não esquecer.

    :)

    Beijinhos
    Nina Xaubet
    www.storytimestoryteller.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Marisa Matos18.11.13

    Achei óptimo abordares este tema. Eu bebo sempre água mas confesso que não é a quantidade que deveria e sem dúvida que se reflecte na nossa saúde!

    ResponderEliminar
  6. olaaa
    gostei do post, eu ultimamente ando a beber mais água :)
    quero uma garrafa dessas ehehe


    beijinhoo

    ResponderEliminar
  7. Susana Almeida20.11.13

    Eu sou um pouco preguiçosa, e escrever sobre o tema é um bom auxiliar de memória =) Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Susana Almeida20.11.13

    Eu nunca consigo beber a quantidade minima recomendada mas ando a tentar mudar isso! Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Susana Almeida20.11.13

    Aqui é Inverno, ainda custa mais beber àgua! Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Susana Almeida20.11.13

    A sério? Se calhar no teu caso bebes em demasia =/ Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Susana Almeida20.11.13

    Mesmo, no Inverno ainda custa mais, mas tambem faço como tu, lá vou fazendo uns chás para compensar =) Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Susana Almeida20.11.13

    O meu problema é mesmo esse, estou imenso tempo sem sentir sede, então passava quase dias inteiros sem beber nada, mas ando a mudar isso! Essa aplicação parece-me uma boa opção para preguiçosas eheh Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Ana Carolina Marques20.11.13

    beber muita agua faz bem a saúde eu agora tenho andado a beber é aquelas com sabor a frutos silvestres da luso e adoro:)

    ResponderEliminar
  14. Susana Almeida20.11.13

    Eu bebo chás para compensar =) Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Ana Carolina Marques20.11.13

    nao gosta muito de agua?

    ResponderEliminar
  16. Vanessa Gonçalves30.11.13

    Eu até ando sempre com o cantil mas são dias e dias que ele acaba o dia ainda cheio!

    ResponderEliminar
  17. Carla Isabel Mendes5.12.13

    Eu bebo muito chá de inverno para aquecer e água de verão , escusado será dizer que faço uma procissão ao WC -.-

    ResponderEliminar
  18. Susana Almeida14.12.13

    Não, tenho de arranjar sempre outras formas para beber líquidos =) Beijinho*

    ResponderEliminar
  19. Susana Almeida14.12.13

    É como eu! Mas há que combater a preguiça =) Beijinho*

    ResponderEliminar
  20. Susana Almeida14.12.13

    Achei piada =) Mas acontece o mesmo quando bebo mais água! Beijinho*

    ResponderEliminar
  21. ana paula sousa14.12.13

    Sempre bebi muita água é como um vicio e ainda bem. Tenho sempre no serviço uma garrafa de água ou uma garrafa térmica com chá verde. Adoro também as águas com gás com sabor a limão, de Verão tenho sempre umas quantas bem fresquinhas no meu frigorifico.

    ResponderEliminar
  22. Diana Coelho15.12.13

    muito bem lembrado...ando-me a portar mal e a sentir os maus efeitos disso...:(

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita! É muito importante para este espaço que deixes a tua opinião. Os comentários são todos respondidos aqui mesmo ^^

© As Crónicas da Su, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena