Páginas

Cronicas de Beleza | Introdução à cosmetica






Como qualquer mulher interesso-me pelo mundo cosmético, gosto de saber as novidades, conhecer outras opiniões e procurar os produtos que se adequem mais a mim mas...


O que são afinal os Cosméticos? 

Os cosméticos são formulações de aplicação local, baseadas em conceitos científicos, destinados ao cuidado e melhoramento da pele e seus anexos, sem perturbar as funções vitais, sem irritar, sensibilizar, nem provocar fenómenos secundários não desejáveis atribuíveis à sua absorção pelo organismo.
A pele devido às suas secreções, factores ambientais e por vezes factores internos, vai acumulando resíduos que limitam ou impedem o seu normal funcionamento. Daí a necessidade de cuida-la com determinados cosméticos para manter o seu equilíbrio e, se necessário, corrigi-lo.


Os cosméticos usados em rosto podem são classificados e subdivididos em várias categorias:


Cosméticos de higiene- A higiene e limpeza da pele é o primeiro passo nos cuidados estéticos e é fundamental para manter a pele num bom estado. 
A limpeza da pele realiza-se mediante emulsões fluidas (leites) ou mais viscosas (cremes), géis, sabões, etc.
Para completar a higiene usam-se tónicos, que ajudam a repor o pH da pele, activam a circulação periférica e têm um efeito suavizante ou adstringente de acordo com a sua formulação. 
Para a higiene do rosto é aconselhável usar leites e loções para os olhos e leites e loções para o rosto, sabiam?






Cosméticos de manutenção e proteção- Os cosméticos de manutenção ajudam a manter as condições fisiológicas da epiderme e protegem-na das agressões do meio externo, cuja consequência mais frequente é a desidratação. Neste grupo de cosméticos estão incluídos os cremes de dia e os cosméticos protectores (solares).









Cosméticos de tratamento- A sua finalidade é corrigir e atenuar as pequenas imperfeições da pele, dissimulando e melhorando uma alteração. São estes cosméticos que devem corrigir a produção de sebo, atenuar as rugas, melhorar o nível de hidratação da pele, etc.









Cosméticos decorativos- Utilizados para melhorar a beleza, dissimular imperfeições e alterações da pele. É o caso dos pós e bases de maquilhagem, cosméticos para olhos, boca e pestanas.











Esfoliantes- Os produtos cosméticos esfoliantes auxiliam na libertação da camada superficial, provocando os seguintes resultados:

- Purificam, clarificam ligeiramente a camada córnea, tornando-a mais fina; 
- Atenuam pequenas imperfeições, como as rugosidades, mínimas rugas, cicatrizes ligeiras;
- Libertam as peles asfixiadas;
- Libertam as peles gordas do excesso de sebo; 
- Dão um certo brilho a peles baças; 
- Reactivam a circulação sanguínea.








Máscaras- As máscaras podem ser usadas em estética facial, para tratamentos com diversas finalidades. As suas formulações podem ser em forma de cremes, géis, pós (argilas) e gomas (hidroplásticas).
Conforme o princípio activo, podem ter efeito calmante, oclusivo, descongestionante, anti-oxidante,
queratolítico, anti-séptico, adstringente, nutritivo, revitalizante, branqueador e tensor.
Apesar de serem utilizadas com diversas finalidades, normalmente as máscaras vêm sendo usadas como finalizadoras,dando acabamento nos procedimentos estéticos faciais.





Fonte das imagens: Google


Achei interessante fazer este artigo introdutório para dar começo a esta serie sobre Cosmetica.

Agora contem-me! Que tipos de produtos englobam na vossa rotina diária?


4 comentários

  1. Yeiiii, ainda bem q regressaste c as tuas crónicas maravilhosas! Na minha rotina diária não dispenso a água micelar, o tónico e o creme de olhos e hidratante! Continua o bhom trabalho :-*

    ResponderEliminar
  2. Amei esse post, adorei seu blog, estou seguindo para não perder as novidades

    Bjss linda, meu blog

    ResponderEliminar
  3. Gosto sempre de ler os teus posts aprendendo ou relembro sempre alguma coisa que já esqueci! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A minha rotina é bem simples, só creme hidratante e as vezes também uso contorno de olhos. Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita! É muito importante para este espaço que deixes a tua opinião. Os comentários são todos respondidos aqui mesmo ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo