Páginas

Crónicas de Beleza | Limpar é importante, sabes porquê?





Nos cuidados de rosto, um dos passos extremamente importantes e básicos para uma pele saudável e bonita é a limpeza! Uma limpeza meticulosa da superfície cutânea é uma condição essencial para manter uma pele saudável. Caso esta operação de limpeza não se verifique pode contribuir para o desenvolvimento de infecções e lesões cutâneas de várias ordens.



E porque é tão importante a limpeza de pele?

Ao longo do nosso dia a dia estamos expostas a várias agressões, como a poluição, o sol, o frio, as nossas secreções sebáceas (a nossa oleosidade: sebo), entre outras coisas.  A limpeza do rosto é importante para eliminar  todas as impurezas com que a nossa pele contacta durante todo o dia!




Os produtos de limpeza têm portanto como função:

- Eliminação da sujidade externa ( esta sujidade desenvolve-se pelo contacto com a poluição atmosférica e poeiras; os produtos de maquilhagem e as bactérias que se acumulam ao longo do dia)

- Eliminação dos excessos das secreções glandulares ( são estas glândulas as responsáveis pela libertação do sebo e do suor)

- Eliminação conveniente das células mortas descamadas




Concluindo:

Qualquer aplicação cosmética efectuada sem uma prévia limpeza, não irá resultar!   



A falta de limpeza pode implicar uma proliferação de microorganismos e a acumulação das células mortas, contudo um excesso de limpeza não permite a renovação da flora cutânea, ou seja altera as suas características normais.




Os produtos de limpeza devem indicar na sua embalagem qual o tipo de pele a que se destinam. Tendo em conta as funções principais de um agente de limpeza (acto de remover), a aplicação de cosméticos de limpeza vão ter como objectivo:



- limpar sem agredir (retirar apenas o excesso, para evitar o desengorduramento em demasia que pode desencadear o efeito reboot



Nota: O efeito reboot consiste num efeito oposto daquilo que desejamos, ou seja, a gordura ao ser retirada em demasia vai desencadear uma maior produção de sebo porque fica desprotegida



- limpar a sujidade superficial

 - eliminar odores desagradáveis (do contacto das bactérias com as secreções glandulares)

 - facilitar a eliminação de células mortas

 - eliminar o excesso de secreções glandulares

- reduzir o excesso de bactérias na superfície cutânea, tendo em linha de conta que nunca devem ser eliminadas na totalidade uma vez que são fundamentais para a protecção diária do nosso rosto.



Quando falamos em limpeza e lavagem, a matéria mais básica que nos vem à ideia, é a água. 
A água é o agente de limpeza mais simples e mais frequentemente usado. Possui um elevado poder dissolvente para partículas hidrossolúveis e é fisiologicamente compatível com a pele.


A grande desvantagem da água é que não consegue remover as impurezas lipossolúveis (gorduras). Apesar da boa vontade em efectuar a limpeza, se se usar apenas a água do duche, todas as partículas gordurosas permanecerão no seu rosto e além disso pode ocorrer o depósito de sais se for uma "água dura" (com forte concentração de sais de cálcio e magnésio).









Por esta razão é que se associa à água um sabão ou sabonete, que podem ser enriquecidos com óleos aromáticos e outras substâncias. Acontece que esta associação passa a ter desvantagens: o seu elevado poder desengordurante e a sua alcalinidade!

Com a água isolada não temos poder desengordurante, mas ao associarmos um sabão passamos a ter em excesso. Sendo assim, devemos ter algumas alternativas para a operação de limpeza.

Na próxima Crónica de Beleza apresentar-vos-ei as várias alternativas presentes no mercado para os processos de limpeza facial.


Gostava de saber a vossa opinião a respeito deste tema, dão a devida importância à limpeza do vosso rosto? Que tipo de produtos usam na vossa rotina diária?


3 comentários

  1. Adoro os teus posts, são bem descritivos! Há 3 anos q dou mta importância à limpeza da pele, desde q comecei a andar pelas redes sociais tenho aprendido mt, antes só usava água e hidratava a pele de seguida. Agora uso água micelar, discos esfoliantes, água termal... Bjinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida, não sou exemplo para ninguém, sempre a correr é só o mais básico, creme hidratante e às vezes contorno de olhos.

    ResponderEliminar
  3. Cada vez dou mais importância! A nossa pele agradece e muito!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita! É muito importante para este espaço que deixes a tua opinião. Os comentários são todos respondidos aqui mesmo ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo