Páginas

Crónicas de Beleza | Dicas para ter pés bonitos e saudáveis

 Chega o Inverno e a grande maioria esquece os cuidados com os pés, mais escondidos nesta época do ano, deixando de lado os cuidados básicos para uns pés bonitos e saudáveis. 

O resultado? Pele grossa, ressecamento, descamação, odores fortes e, em casos mais graves, fissuras e até sangramento.

Os pés são a nossa sustentação e merecem cuidados especiais e, foi a pensar nas preguicites agudas que decidi dedicar um tempinho para vos recordar a importância de cuidar dos nossos pés ao longo de todo o ano e algumas dicas tão simples de se fazer em casa!










Os pés são o suporte do corpo, impulsionam-no, transportam-no e estão adaptados para resistir a fortes pressões. Ao ser a parte mais baixa do nosso corpo, o sangue tem que vencer a força da gravidade no seu circuito de retorno, pelo que é comum os pés e as pernas apresentarem edema e diversas alterações vasculares.

Um pormenor muito importante e muito esquecido na generalidade é a examinação dos pés.
Há sinais, por vezes, desvalorizados que nos alertam para a nossa saúde!

Devemos ter em atenção certas alterações como:  a presença de edema (inchaço), mudanças de coloração, temperatura da pele, a existência de descamação, fissuras, bolhas, calos, feridas, alterações nas unhas, micoses, pele seca.

Usar um calçado apropriado tem muita importância na prevenção dos problemas dos pés!
A maioria dos problemas são causados pelo uso de sapatos muito apertados ou pequenos, pontiagudos ou saltos muito altos.

O calçado inadequado provoca  fricções e pressões continuadas em certas zonas, provocando a
formação de calosidades, principalmente nas zonas de apoio como calcanhares, zona plantar e dedos.

Sabiam que a melhor altura para comprar calçado é durante a tarde? Porque os pés já estão inchados?!

Além da escolha adequada do calçado é fundamental o uso de meias de algodão sem costuras e nunca usar calçado sem meias!

O elevado número de glândulas sudoríparas e a falta de ventilação devido ao calçado, favorecem o excesso de suor e os maus odores. A humidade produzida diminui as propriedades protectoras da pele o que  favorece a formação de fissuras e a penetração de fungos e bactérias.

As alterações osteoarticulares são, também, frequentes devido, sobretudo, ao excesso de peso, ao apoio incorrecto do pé em marcha ou ao uso de calçado inadequado. Todas estas alterações são de carácter médico, pelo que deve ser feita uma visita a um profissional especializado.

A melhor forma de prevenir alterações é com os cuidados básicos de higiene, cosméticos anti-sépticos e desodorizantes.




Diariamente os pés devem ser lavados em água corrente morna e secos com uma toalha macia com atenção na secagem entre os dedos para evitar o aparecimento de fungos.

Se transpira muito dos pés e/ou tem mau cheiro, então a higiene deve ser feita com um gel de lavagem antibacteriano e antifúngico, facilmente encontrado nas farmácias.

O gel tem a finalidade de eliminar bactérias e fungos que se possam desenvolver com a excessiva transpiração. Para complementar o tratamento, pode ser aplicado logo pela manhã um anti-transpirante para os pés para os manter secos por mais tempo, eliminando o aparecimento de mau cheiro.

Os pés são muito explorados diariamente  mas são sempre muito esquecidos nas rotinas de beleza!

Que tal reservar um dia da semana para cuidar dos pés e relaxar? Se não podemos dar-nos ao luxo de ir ao Spa trazemos o Spa até nossa casa. Por isso, fica aqui um desafio: tentar , pelo menos uma vez por semana, seguir as dicas abaixo e dar um descanso aos pézinhos. Eles vão agradecer!




Basta colocar um pouco de água morna, adicionar uma pastilha efervescente, uma fragância, sais ou até mesmo um simples sabonete líquido ou gel de banho e desfrutar durante uns minutos de um momento digno de relaxamento.





As unhas devem ser cortadas rectas, ligeiramente acima das pontas dos dedos com especial atenção para os cantos, pois o corte inadequado pode encravar a unha.

É importante também ter em atenção o tamanho das unhas, principalmente no Inverno que os dedos andam mais condicionados dentro do calçado e é mais propício a causar lesões ou até mesmo a encravar as unhas.





As cutículas são uma barreira de protecção para as bactérias, por isso, devem apenas ser empurradas para trás e posteriormente cortado, apenas, os excessos de pele morta com cuidado para não retirar em demasia.

Cortes excessivos podem provocar feridas e infeccionar, comprometendo as defesas do organismo!






Com as agressões do dia a dia a pele vai criando defesas, daí o espessamento da pele e consequentemente as inestéticas calosidades. É fundamental ter o cuidado de realizar semanalmente uma esfoliação para eliminar as células mortas para ter uns pés mais macios.

Em casos mais severos além da esfoliação, uma opção é colocar uma lixa de água no duche para passar principalmente nos calcanhares durante o banho.

Depois de uma digna esfoliação e secagem os pés estão preparados para o próximo passo!




Os pés são uma das partes do corpo com maior tendência a secar daí é importante o uso de cremes hidratantes diariamente  para repor os níveis de hidratação da pele.

Um truque para potencializar mais a hidratação, principalmente agora no Inverno, é dormir com umas meias após a aplicação do creme. O aquecimento proporcionado pelas meias vai permitir aos poros absorverem com maior facilidade o creme e assim hidratar mais profundamente a pele.




Uma boa opção para complementar este tratamento Spa é a aplicação de parafina!

Actualmente existem opções no mercado de parafina fria que ajudam imenso, por exemplo, a Parafina Gel da marca Andreia Profissional. Principalmente indicado para peles sensíveis que não toleram o calor, é também uma opção mais económica para fazer em casa.

A aplicação deste produto proporciona um efeito de sauna, conferindo assim um efeito hidratante e suave à pele. Depois de aplicado nos pés envolve-se com película aderente e colocam-se umas meias, deixando  actuar durante 20 minutos. Após esse período, retirar delicadamente a película sem retirar a parafina e massajar os pés com o produto.





São gestos simples que fazem toda a diferença para a vida saudável da nossa sustentação diária!

A vida quotidiana nem sempre é fácil, ou é a falta de tempo para ir a um especialista cuidar dos pés ou então a situação financeira que não permite visitar um profissional.

A pensar nessas situações elaborei um passo a passo para melhor cuidar dos pés, que irei partilhar convosco numa próxima! 

Espero que este tema seja do vosso agrado e não se esqueçam de cuidar dos vossos pézinhos...




1 comentário

Obrigada pela tua visita! É muito importante para este espaço que deixes a tua opinião. Os comentários são todos respondidos aqui mesmo ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo